Apresentação


Com a realização do I Encontro Anual de Arquivos Contemporâneos inicia-se um projecto que visa congregar especialistas em Arquivos, Bibliotecas e Museus numa época de transformações profundas e transversais, quer a nível nacional, quer sobretudo a nível global.
A revolução tecnológica info-comunicacional tem vindo a contribuir para que o paradigma custodial, patrimonialista, historicista e tecnicista em que, desde o séc. XIX, se formaram e actuaram os profissionais ligados aos Arquivos, Bibliotecas e Museus seja não apenas questionado, mas superado através da emergência de um novo paradigma em que passe a ser dominante o acesso à informação, a sua partilha por todos os que dela precisem e novas formas de organização, descrição e recuperação, ou seja, um tipo diferente de mediação, claramente pós-custodial.

A inevitável construção e consolidação do paradigma emergente exige a participação de todos os intervenientes nesta área da Informação e Documentação e para que isso ocorra devem intensificar-se os encontros de debate e de reflexão, susceptíveis de congregar e aproximar esforços para que esta caminhada conheça maiores possibilidades de êxito.
Pretende-se com este 1.º Encontro, subordinado ao título Entre Paradigmas: da Custódia ao Labirinto, abordar e debater duas questões principais: (i) a alteração dos paradigmas e (ii) a organização, representação e mediação da Informação

O programa reúne um conjunto de conferências focando as temáticas consideradas e um conjunto seleccionado de comunicações propostas, agrupadas em três sessões dispostas ao longo do encontro.

Alfredo Caldeira (Fundação Mário Soares e IHC da FCSH-UNL)
Armando Malheiro da Silva (FLUP e CETAC)
Maria Fernanda Rollo (IHC e FCSH-UNL)